Logotipo Winsig

Otimize a Produção: Como criar Fichas Técnicas com facilidade

2020-02-11

A padronização e o uso correto de fichas técnicas ajudam a prevenir alguns desafios encontrados (talvez vividos na sua empresa) como a criação de artigos duplicados, uma estrutura de processo mal definida, dificuldade na importação de fichas técnicas, controlo de consumos e existências de stock, e impossibilidade de calcular o custo real do produto.

As fichas técnicas ultrapassam esses mesmos desafios, mantendo os custos e stocks organizados, clarificando a informação, reduzindo o trabalho e agilizando os processos de produção. Com a otimização das fichas técnicas a sua indústria fica a ganhar e irá manter os seus clientes ainda mais satisfeitos.  

 

Os 5 Principais Erros ao Criar uma Ficha Técnica

Apresentamos as falhas mais comuns, para que tenha atenção e garanta a correta gestão, em relação a este aspeto.  

 

1. Não Incluir todas as Matérias-primas inseridas no Processo

Todas as matérias-primas (inclusive as de baixo valor) devem ser incluídas. Os componentes com um preço unitário irrisório fazem uma grande diferença no custo total de produção quando falamos de milhares de unidades produzidas. E, claro, só assim pode garantir um custo do produto mais certo.  

 

2. Anotar Incorretamente os Preços das Matérias-primas

O preço incorreto de um dos materiais influencia toda a ficha técnica, pelo que deve conferir todos os valores. As variações de preço também devem ser tidas em conta ao longo do tempo.  

 

3. Considerar o Custo de Mão-de-Obra na Ficha Técnica

Apesar desta informação ser essencial para a empresa, não deve constar na ficha técnica do produto, mas sim na soma com o custo final da ficha técnica, com vista a obter o Custo de Produção de um Artigo.  

 

4. Alterar as Características do Produto e Manter a Ficha Técnica

Sempre que um produto sofre alterações, a ficha técnica tem de acompanhar essas mudanças e ser revista, para que todo o processo de fabrico seja atualizado.  

 

5. Falhar na identificação das quantidades de consumo por componente

É fundamental a identificação as quantidades de consumo por componente na ficha técnica de forma a garantir um controlo de existências stock, perdas/aprovisionamento de produção e custeio correto.  

As Fichas Técnicas têm um papel preponderante no efetivo Controlo de Custos, mas também na Proposta de Orçamentos de Produção com margens mínimas de erro.

 

Saiba as Vantagens de ter uma Ficha Técnica Correta

A ficha técnica é, por si só, uma necessidade emergente, que tem as vantagens de:

  • Estabelecer regras que se implementam no processo;
  • Melhorar a comunicação com os fornecedores;
  • Diminuir o cruzamento de dados e o tempo de produção;
  • Maximizar a obtenção de custos, de forma objetiva e real;
  • Evitar duplicações de pedidos de matérias-primas;
  • Reduzir o trabalho e aumentar a clareza das informações;
  • Facilitar o cálculo do valor do custo;
  • Aprovisionamento de matéria-prima, base de cálculo de MRP1.

 

Produção mais Organizada e Focada no Trabalho

A equipa de produção, com a implementação de fichas técnicas, mantém uma forma de trabalho que se torna standard e com padrões globais reconhecidos pela empresa. Assim evita-se que os colaboradores trabalhem de forma diferente no processo, poupando recursos, tempo e, claro, dinheiro.  

 

Rentabilidade das Propostas de Orçamento Aumenta

Uma das características da ficha técnica é poder calcular corretamente o custo do produto, logo se a mesma estiver bem feita, a noção real do custo aumenta, tornando-se mais eficaz na hora de entregar uma proposta de orçamento a um cliente.

 

Indicação de diferentes operações de Fabrico

A identificação do processo de fabrico, permitindo incluir uma máquina, bancada, equipa (conjunto de operários) faz parte da estrutura da Ficha Técnica. Esses custos diretos são corretamente identificados na fase certa de produção, podendo posteriormente ser apurado o custo real, com base nos tempos exatos que serão declarados no chão de fábrica. Além disso, é a partir destes dados, que se consegue alimentar um qualquer software de planeamento e de gestão cargas de máquinas e/ou equipas, num cálculo MRP2.  

 

Solução PHC para Indústria e Produção

Um software que contém funcionalidades que permitem monitorizar todo o processo de fabrico, que otimiza o planeamento, programação e execução com possibilidade de:

  • Configurar diferentes soluções consoante as necessidades;
  • Adaptar a produção a diferentes cenários;
  • Integrar a contabilidade analítica (custo de produção);
  • Oferecer ferramentas adequadas aos diferentes tipos de indústria;
  • Calendarizar e priorizar ordens de fabrico;
  • Calcular as necessidades de stock e disponibilidade de recursos.

 

A Solução WIN Produção garante a gestão eficaz para a sua empresa e a personalização da solução, de acordo com o seu modelo de negócios e área de produção.

 

Add-on de Fichas Técnicas para PHC

Com a implementação deste Add-on de fichas técnicas para PHC, desenvolvido pela Winsig, garante uma série de opções, que tornam o processo de produção mais simples e prático.  

 

Assistente de Criação de Artigos Integrado

Através de um conceito de Código Falante, a criação da estrutura dos artigos é facilitada, agrega regras definidas pela empresa e pode ser feita por mais do que um colaborador.  

 

Importação e Criação de Fichas Técnicas

Com a criação simples de fichas técnicas garante:

  • Possibilidade de navegação entre níveis;
  • Possibilidade de visualização de todos os níveis;
  • Importação via Excel de aplicações CAD/CAM.

Outras vantagens são a possibilidade de indicar várias operações e tempos e inserir tanto em árvores simples, como muito complexas.

add-on-phc-producao-fichas-tecnicas

Ecrã com visualização Multinível das Fichas Técnicas dos Artigos

 

O que ganha também com o Add-on de Fichas Técnicas

Com a aplicação deste upgrade para PHC, o esforço e o trabalho da produção serão minimizados, maximizando resultados. O cálculo do custo de produção de um artigo simplifica-se e é obtido de forma quase instantânea, muitas vezes apenas com alguns cliques. O apoio e assistência na emissão automática de ordens de fabrico ou o controlo das subcontratações são outras das vantagens que têm como ponto de partida uma correta ficha técnica.

Garanta um Software de Gestão de Indústria e Produção adaptado ao seu negócio

É importante lembrar que este Add-on PHC para Indústrias e Produção pode ser personalizado, de acordo com o seu setor de negócio e para cada área de produção da sua indústria, sempre com o propósito final de solucionar as suas necessidades. Se ainda tem dúvidas, fale com a Winsig. Os nossos consultores têm experiência na implementação do software PHC em diferentes cenários e realidades.

Luis Coelho

Luís Coelho

Gestor de projetos

  • Responsável pela solução de gestão WIN Produção
  • Consultor PHC desde 2000, com especialização na área de gestão e produção
  • Formação em Engenharia Informática e Gestão de Projetos

VER BIOGRAFIA >

Artigos Relacionados

Tendências e Opinião

Portugal 2030: saiba quais as candidaturas que vão abrir em breve

2024-04-19

No âmbito do programa Portugal 2030, existem candidaturas a programas que apoiam os modelos de negócio para a transição digital; as operações de natureza inovadora; a qualificação e internacionalização das PMEs e a...

Casos de Sucesso

Enforce: Evolução da diversidade energética

2024-04-12

A visão pioneira de João Nuno Serra levou-o a fundar, em 2001, a Enforce que começou por se dedicar a realizar projetos de engenharia. Atualmente desenvolvem projetos que vão desde a engenharia de infraestruturas elétricas e de...

Soluções PHC

PHC GO: Uma solução de ERP na cloud para gestão empresarial

2024-03-25

A tecnologia tornou-se numa peça indispensável no mundo dos negócios. As empresas que querem manter a competitividade terão de confiar em soluções digitais que simplificam a gestão e otimizam os seus processos diários. Para...

Casos de Sucesso

Uma viagem cultural e comunitária

2024-03-12

  A Associação Cultural e Recreativa de Tondela - ACERT - emerge como uma força dinâmica e inovadora na cultura nacional. Desde a sua origem, em 1979, impulsionada pelo ardor criativo do grupo de teatro amador “Trigo Limpo”, a ACERT...

Casos de Sucesso

Plastifa, um caminho de crescimento e inovação

2024-02-26

  A Plastifa teve um início modesto, com apenas duas máquinas de injeção, mas a qualidade dos produtos e a visão de futuro de Manuel Carvalho, diretor-geral, elevou o nome da empresa nos mercados nacionais e internacionais. Conheça a...

Precisa de mais informações?

Portugal 2020