Entrevista com o Pedro Nogueira, criador do WIN Loja Shopify (lojas online para B2C) (Parte 2)
2021-01-21
Abra uma loja online em 15 minutos ou crie um e-commerce em 7 passos.
O argumento é replicado pela internet fora e também na página da Winsig dedicada à WIN Loja Shopify, embora de forma mais realista.
De facto, a simplicidade, o imediatismo e a rapidez são características do digital. A diferença é que, com equipas e conhecimento especializado, fica mais fácil cumprir a promessa.
Só o processo de escolher a plataforma, personalizar a loja virtual e resolver problemas técnicos, requer tempo e dedicação. A este processo, acresce a gestão e controlo de encomendas e stocks.
Pedro Nogueira, responsável de desenvolvimento WEB da Winsig tem consciência dos desafios. Por isso, juntamente com a sua equipa, criaram a WIN Loja Shopify.
Nesta conversa, para além de explicar por que escolheram esta plataforma para desenvolver a oferta de e-commerce B2C, o programador revela o potencial do integrador PHC/Shopify - um peça fundamental que muitos negócios negligenciam.
“Plataforma Shopify dá resposta às necessidades dos clientes e às exigências do mercado”
Tipicamente, os clientes Winsig já trabalham com o software de gestão PHC.
Alguns, têm o seu comércio eletrónico operacional, mas outros, começam a perceber a necessidade de transitar os seus produtos e serviços para o digital e colocá-los à disposição de um público mais vasto.
A Winsig tem ofertas para todos os cenários, mas já lá vamos.
Antes, importa esclarecer um ponto essencial. Entre a panóplia de plataformas de comércio eletrónico, o que levou a Winsig a escolher a Shopify?
"É uma plataforma com 1 milhão de lojas em todo o mundo e que permite integrações com diversas aplicações externas. Como contam com programadores em vários países, têm uma capacidade incrível para se adaptarem às mudanças da Google (que são muitas e frequentes) e criar funcionalidades a uma velocidade relâmpago”, explica Pedro Nogueira.
A Shopify é, de facto, uma das plataformas mais populares, usada por grandes players de mercado, tais como:
- Nestlé;
- Pepsi;
- Unilever;
- The Economist;
- Entre muitas outras marcas.
O programador explica que houve outro elemento que pesou na escolha e que era um requisito dos clientes: um investimento inicial acessível e de baixo risco.
“O cliente paga uma mensalidade e está tudo incluído (servidores, certificados, etc.). É mais económico e flexível. Pode escalar o negócio, se quiser, adicionando funcionalidades de forma faseada.”
A Shopify tornou-se, assim, a candidata ideal nesta hipotética entrevista de emprego.
Se está a pensar criar uma loja online, este é o momento ideal. Os dados de 2020 revelam que o consumidor português está mais confiante, gasta mais dinheiro em compras online e prefere as lojas nacionais.
A tendência é generalizada e expressiva.
De acordo com a conceituada McKinsey, a penetração no mercado de comércio eletrónico avançou 10 anos em apenas três meses nos EUA.
E-commerce B2C gera 8 mil milhões de euros em Portugal
Se não tinha presença online com uma loja virtual em 2020, abdicou de uma fatia considerável dos lucros gerados. Cerca de 8 mil milhões de euros só em transações Business-to-Consumer.
Vejamos alguns dos novos hábitos de compra dos consumidores nacionais, de acordo com as conclusões da Associação Economia Digital (ACEPI).
- Utilizam cada vez mais o e-commerce como método de compra;
- Compraram mais online (73% realizaram, em média, 3 a 5 compras/mês);
- Estão mais confiantes nas compras que realizam pela internet;
- Pesquisam e compram os produtos ou serviços através do smartphone;
- Fazem compras a partir de casa, durante a semana, à tarde ou à noite.
- Privilegiaram métodos de pagamento como o PayPal (que ultrapassou a referência MB).
Os consumidores também mostram preferência pelas lojas online portuguesas, talvez devido à maior oferta ou para apoiarem a economia nacional - tão impactada pela crise pandémica.
Por outro lado, a maior preocupação de quem vende online é melhorar a experiência de compra e fidelizar clientes.
Depreende-se, portanto, que não basta criar a loja e disponibilizar os produtos. Era bom que assim fosse, mas há cada vez mais negócios online e a diferenciação é um atributo de valor.
A experiência de compra é determinante para as lojas portuguesas evoluírem e captarem cada vez mais consumidores online, quer em Portugal, quer fora do país, conclui o estudo da ACEPI.
É, por isso, imprescindível oferecer aos utilizadores uma navegação intuitiva, informação completa sobre o artigo e a sua entrega, bem como meios de pagamentos que favoreçam a confiança dos clientes.
Face aos hábitos de compra dos consumidores, como é a WIN Shopify se destaca?
Pedro Nogueira é decisivo ao afirmar que a experiência da Winsig permite operacionalizar um e-commerce em tempo recorde com todas as funcionalidades essenciais.
Para além desta expertise, a própria plataforma foi desenhada para facilitar o processo de compra, respondendo assim à preferência dos consumidores por lojas intuitivas, seguras e fácil de usar.
"A WIN Loja Shopify é uma solução chave-na-mão que pode ser totalmente personalizada. Caso haja um problema, basta contactar a Winsig e os programadores resolvem.”
Este também é um ponto essencial.
Se o cliente decidir abrir uma loja virtual sem ajuda especializada, caso haja um problema, tem duas soluções:
- Dispõe de recursos informáticos internos capazes de resolver o problema;
- Precisa de contratar equipas técnicas fora (com os custos associados).
Como conta o programador Pedro Nogueira, "tivemos um cliente com uma plataforma de outro fabricante que precisou de passar para a nossa solução WIN Loja Shopify porque o servidor associado à outra plataforma não dava resposta aos pedidos".
Feita a migração, o problema ficou resolvido.
Daí que deve ter em atenção que a simplicidade anunciada - “Crie uma loja online em 15 minutos” - nem sempre simplifica a vida e o trabalho da gestão.
Repare que as dificuldades técnicas com a loja estão no top 5 das razões que levam os clientes a abandonarem a compra (estudo CTT, 2020).
Como a Winsig já desenvolve lojas virtuais há algum tempo, consegue fazer qualquer tipo de alteração que o cliente precise - a nível de programação ou design - e resolver os problemas técnicos rapidamente.
O tempo de inoperacionalidade da plataforma é reduzido ao máximo - maximizando a rentabilidade dos clientes.
Neste ponto da conversa, entra também em cena a mais-valia de criar uma loja online com a Winsig: a possibilidade de integrar o seu e-commerce com o software de gestão PHC.
O integrador Shopify-PHC revela-se uma peça fundamental.
Qual a vantagem do integrador Shopify para o cliente?
A maioria dos clientes Winsig são clientes PHC com uma necessidade premente: integrar o e-commerce com o seu software de gestão. Caso contrário, perdem todas as vantagens da integração.
Por isso, a equipa de Pedro Nogueira trabalhou com afinco numa solução.
“Este conector, desenvolvido pela nossa equipa, integra todos os produtos, preços, stocks e encomendas, ou seja, tudo o que o vendedor regista no software de gestão PHC é atualizado com a loja online.”
Com o integrador, a atualização de inventários, catálogos e preços é feita apenas no PHC. Acaba-se a duplicação de trabalho e dão-se as boas-vindas à eficiência operacional.
E há mais peças do puzzle que justificam a importância de sincronizar as informações entre o ERP PHC e a loja virtual.
Quando o consumidor efetiva a compra, é motivo de celebração. O pior que pode acontecer é a loja não corresponder às expectativas, ou seja, não ter o artigo disponível.
Quando a informação sobre preços, stocks, produtos, pagamentos e estado das encomendas é a mesma no PHC e na loja online, não há enganos.
Na sua essência, está a simplificar a transação, o trabalho de backstage e a remover os obstáculos ao fecho da compra.
Como é feita a sincronização de dados entre o PHC e a WIN Loja Shopify?
A propósito do integrador, o programador Pedro Nogueira, esclarece que os updates são feitos por ordem de importância.
É feita uma sincronização a cada 15 minutos para os elementos prioritários na loja virtual, tais como stocks e encomendas.
Quanto aos restantes elementos, como não influenciam o processo de compra, podem ser configurados mediante pedido do cliente. Por defeito, está parametrizado para que a atualização ocorra diariamente.
Apesar de a Shopify ser uma plataforma bastante completa, é normal existirem pedidos especiais dos clientes. Afinal, todos os negócios têm as suas particularidades, metas e objetivos a alcançar.
"Estamos a desenvolver novas funcionalidades na Shopify para entregar aos clientes"
Uma funcionalidade em desenvolvimento nasceu de uma necessidade levantada pelos clientes Winsig e prende-se com a possibilidade de ter diferentes preços para o mesmo produto e, assim, oferecer descontos ou promoções a certos compradores.
Outra das features que está a ser desenvolvida no conector relaciona-se com os idiomas.
“A ideia é que o cliente preencha as informações do produto em várias línguas e nós carregamos a informação na loja de forma simples e rápida.
O template PHC já está preparado com 6 idiomas, mas o conector ainda não. Estamos a preparar essa funcionalidade para entregar ao cliente.”
Como é possível concluir, existem inúmeras variáveis a considerar quando se cria uma loja online.
Há particularidades que são negligenciadas de início devido à urgência de colocar os produtos ou serviços à venda na internet, mas tenha em atenção que pode ser um erro crasso.
E-commerce B2C: O que fazer de seguida?
Está sempre a tempo de começar a vender os seus produtos e serviços a consumidores nacionais, bem como alargar a audiência e atrair clientes estrangeiros.
A julgar pelo estado da pandemia e sucessivos confinamentos, 2021 dará continuidade à tendência de crescimento do e-commerce.
Tal como refere o responsável de desenvolvimento WEB da Winsig, se está no início do processo de criação de um e-commerce, anteveja as necessidades futuras. Opte por estruturar o sistema de uma forma que lhe seja mais favorável quando a base de compradores e o número de encomendas crescer.
Para responder aos diferentes perfis de clientes, a Winsig criou 3 ofertas diferenciadas:
- WIN Loja Shopify: desenvolvimento e criação somente da loja online;
- Conector Shopify/PHC: quando o cliente já tem loja online Shopify e PHC, mas ainda não integra os dados;
- WIN Loja Shopify + Conector + PHC: oferta completa que compreende a criação da loja em Shopify, o PHC e a integração com o software de gestão.
Descubra todas as funcionalidades na página exclusiva do WIN Portal do Cliente e peça um orçamento.
Em tempo recorde, terá uma loja online que incentiva o processo de compra e, em simultâneo, garante suporte das equipas especializadas da Winsig.

Artigos Relacionados
Soluções PHC
Winsig é parceiro acreditado do PRR Coaching 4.0
2025-04-11
Conheça os 4 packs que a Winsig criou, no âmbito do PRR Coaching 4.0, e utilize o voucher de 10.000€, com subvenção de 75% a fundo perdido, para promover a transformação digital da sua empresa A transformação...
Notícias
Como escolher o sistema ERP Cloud ideal para o seu negócio
2025-04-08
Cada empresa e cada área de negócio tem necessidades concretas, portanto, é importante dedicar algum tempo à comparação de soluções, para escolher o sistema ERP na Cloud ideal para si. Por isso, fazer uma análise...
Notícias
Software ERP Cloud: esteja sempre um passo à frente na gestão empresarial
2025-04-08
Hoje, os desafios das empresas são muito diferentes do que eram há 5 anos. A rápida mudança nos mercados e nas expectativas dos consumidores exigem uma capacidade de adaptação superior. Qualquer solução que contribua para...
Notícias
ERP em Cloud: inove na gestão da sua empresa e destaque-se da concorrência
2025-04-08
Se a sua empresa está à procura das melhores ferramentas de gestão para aumentar a eficiência operacional e otimizar processos, os sistemas ERP em Cloud podem ajudar. As soluções de Enterprise Resource Planning, ou ERP na Cloud têm-se...
Notícias
Descubra o XRP Enterprise: um ERP com Inteligência Artificial para maior agilidade na gestão empresarial
2025-04-08
As inovações tecnológicas em software são determinantes para ajudar as empresas a manter a sua competitividade. Cada vez mais se ouve falar de Inteligência Artificial (IA) e dos seus múltiplos benefícios, desafios e...
Precisa de mais informações?