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Saiba como Otimizar a Gestão da sua Loja Online (B2B ou B2C)

2020-12-14

O cliente faz uma compra online. Passadas duas semanas ainda não recebeu o artigo em casa. Naturalmente, vai ligar para a empresa (e já não está muito satisfeito). 

Depois de algumas conversas, o apoio ao cliente percebe que afinal não existia aquele artigo em stock ou nas quantidades desejadas. 

Como assim? 

Verificou-se, mais tarde, que houve um erro na atualização dos stocks e na gestão do inventário. 

Para além de não ter efetivado uma venda, esta empresa defraudou as expectativas do cliente. Este é um ponto essencial. Com os avanços da tecnologia no e-commerce as expectativas dos clientes quanto às funcionalidades elevaram-se a uma nova fasquia. 

Manter uma loja online atualizada com o seu PHC não precisa necessariamente de revisões constantes e muito demoradas. Basta escolher a plataforma de vendas certa e que integre com o seu software de gestão. 

Esta decisão hoje vai permitir-lhe poupar tempo, custos e manter a gestão da loja online organizada e com um processo automatizado.

 

Porque deve otimizar a Gestão da sua Loja Online? 

As vendas aumentam todos os meses. A loja online está a ganhar tração. Boas notícias! As encomendas são o coração do negócio e sem elas não há sustentabilidade financeira. 

O e-commerce traz grandes resultados, e na mesma medida, grandes desafios para a gestão. Quando a empresa começa a receber muitos pedidos, precisa de conseguir gerir todas as solicitações, sem perder qualidade no serviço que oferece. 

Mas uma loja online é como um polvo com os seus vários tentáculos. 

Não basta tirar fotografias dos produtos e colocá-los à venda. E a parte financeira? E os pagamentos? E o controlo do inventário? E as campanhas de marketing? 

Se realmente quer um negócio proveitoso e sustentável, tem que olhá-lo de forma holística. 

Para fazer face a todas as operações, as empresas devem ter uma sequência de processos automatizados para conseguirem gerir a loja online sem perder a sanidade mental e corresponder às expectativas dos clientes B2B ou B2C.

As plataformas de e-commerce robustas, como a Shopify, simplificam muitos destes processos com funcionalidades essenciais para quem vende online. 

 

Conciliar a satisfação dos clientes com a Gestão Interna da Loja Online 

Os avanços no comércio online criaram um ambiente propício ao imediatismo com os clientes a exigirem “quero agora e o mais rápido possível”. 

Esta velocidade na resposta obriga a uma gestão da loja online controlada e organizada para evitar erros com implicações sérias no negócio e na satisfação dos clientes. 

Se quer otimizar a gestão do seu e-commerce, antes de mais tem que ter acesso a um leque de informações sobre: 

  • Próprio negócio (inventário, stocks, análises financeiras, encomendas, etc.); 
  • Cliente (padrões de consumo, proposta de produtos personalizados, etc.);
  • Produtos ou serviços (descrição do produto, dos portes de envio consoante o peso, tamanho, etc.), 

Lembre-se: os dados alimentam o comércio eletrónico. 

 

Gerir a expectativa do cliente

A experiência de compra online oferecida pelas empresas é tão importante quanto os produtos ou serviços que comercializam. Este, é, aliás, um indicador de sucesso dos negócios. 

Customer Engagement Statistics 1 3

Os consumidores sempre quiseram um serviço amigável, eficiente e confiável. Mas com o desenvolvimento das novas tecnologias e à boleia das novas funcionalidades no e-commerce, a mudança faz-se a um ritmo mais acelerado. 

Querem um serviço ainda mais eficiente. Querem sentir que o serviço foi personalizado à medida das suas necessidades e padrões de consumo. E não se importam de pagar mais por isso (ver imagem). 

O que isto significa para os negócios, como o seu, que vendem na internet?

Que os próprios clientes estabelecem metas do que esperam encontrar cada vez que clicar na sua loja de comércio eletrónico! 

É uma notícia positiva. 

Com a tecnologia não há razão para corresponder (ou superar) as expectativas dos seus potenciais clientes. 

Isto implica ter controlo total sobre os inúmeros processos que ocorrem desde que o cliente entra na loja online até que faz o pagamento e recebe a encomenda em casa. 

 

Simplificar a gestão do comércio eletrónico integrando-o com o software de gestão 

Na sua essência, ao conectar o seu e-commerce com o software de gestão está a criar uma única fonte de verdade

Significa que não há mais discrepâncias no inventário ou informações financeiras incorretas.

Mas há mais benefícios: 

  • Garante que o stock é suficiente

A inserção manual de stock pode levar a erros humanos e desperdício de tempo. Quando o ERP e a loja online trabalham em conjunto, o stock é atualizado de forma automática, garantindo que os números são atuais e fiáveis.

  • Simplifica o rastreamento dos pedidos

Os clientes querem saber o estado da sua encomenda. Uma solução de ERP atualiza o rastreamento dos pedidos e pode alertar os clientes sobre a localização ou os prazos de entrega.

  • Automatiza tarefas de contabilidade

Ao automatizar os processos de pagamento e a emissão de faturas eletrónicas - de forma integrada com o ERP, evita erros humanos que interferem na contabilidade do negócio. Garante ainda o cumprimento das obrigações fiscais e permite manter o fluxo de caixa sob controlo. 

 

3 ferramentas essenciais para otimizar a Gestão da sua Loja Online 

 

1. WIN Portal do cliente (B2B) 

A sua empresa também já comercializa e faz negócios na internet? Caso contrário, pode estar a perder espaço de mercado. 

“Das empresas que comercializam B2B e utilizam o e-commerce, 43% vendem online, mais 2,9% do que no ano anterior e 42,5% já aceitam pagamentos online.”

Os dados de 2019 são do relatório “Estratégia Digital em Ambientes B2B: Marketing”. 

Se precisa de mover a sua empresa para o espaço digital, a Winsig tem uma Loja Online B2B chave na mão. 

Integrada com o seu software de gestão PHC, O WIN Portal do Cliente permite reduzir o custo de cada transação, oferece uma excelente navegabilidade e está desenhado para facilitar o processo de compra. 

É impossível enumerar todas as funcionalidades desta solução, mas queremos destacar as ferramentas de marketing e otimização SEO porque uma das formas mais económicas de alcançar utilizadores é por meio da otimização do comércio eletrónico. 

De acordo com alguns estudos, o tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa traz a receita mais alta (38%), superando todos os outros canais de marketing digital.

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Como funciona?

Quando alguém procura no Google um produto que vende, o seu site aparece no topo das pesquisas. Uma boa otimização garante que as páginas de produto sejam classificadas no topo dos resultados de pesquisa. 

Esta é uma funcionalidade standard da WIN Portal do Cliente nas ferramentas de marketing, bem como a integração com o Google Analytics. 

Consulte o leque de funcionalidades aqui

 

2. WIN Loja Shopify 

Já tem uma loja online, mas não está satisfeito com as funcionalidades ou o serviço prestado pelo fornecedor? 

Se precisa de um e-commerce em tempo recorde, a Winsig tem uma solução B2C pronta a funcionar: a WIN Loja Shopify.

Esta loja foi desenvolvida em Shopify e apresenta uma grande mais-valia: a integração com o software PHC. 

Ao trabalhar com um sistema unificado:

  • Sincroniza produtos e stocks;
  • Gere de forma automática as imagens do catálogo; 
  • Integra clientes, encomendas e fornecedores. 
  • Controla toda a logística e distribuição. 

Para além disso, pode escolher o layout que quiser, personalizar a sua homepage e beneficiar de uma galeria de imagens extensível. 

E há outras duas funcionalidades relevantes relacionadas com o processo de checkout simplificado:

  1. Registo de encomendas com e sem login;
  2. Diversas formas de pagamento online. 

Significa que está a eliminar os obstáculos que podem fazer vacilar o cliente na hora de efetivar a compra. 

Descubra aqui todas as funcionalidades e respetivos benefícios. E já que está no site, aproveite para ver a nossa loja online modelo. 

 

3. WIN Conector Shopify 

Se há forma de otimizar a gestão do seu e-commerce é conectar a loja online ao seu sistema de gestão. 

Recorda-se do episódio com que abrimos este artigo? Do cliente que nunca recebeu a encomenda porque o artigo já não existia em stock? 

Com o PHC, a Loja Online e o Conector Shopify no meio, isto nunca aconteceria. Esta ferramenta funciona como um mediador na terapia de casal. 

Conseguirá facilmente: 

  • Sincronizar produtos e stocks;
  • Gerir de forma automática as imagens de catálogos;
  • Integrar clientes e encomendas.

 

Loja Online, ERP e integração entre ambos é possível com a Winsig 

Uma loja eficiente oferece uma experiência superior aos consumidores e ajuda a gestão a ter o negócio sob controlo. 

Existem inúmeras plataformas para abrir as portas do seu negócio ao mundo online, mas nem todas oferecem integração com software de gestão, ou são rápidas a carregar, ou permitem otimizar a pesquisa de produtos.

Não basta ter a loja online. Como ficou evidente, os clientes esperam mais quando acedem ao seu e-commerce.

Explore as diferentes soluções que apresentámos neste artigo e se ficou com dúvidas, peça-nos um orçamento. Será contactado por um consultor especializado no seu setor de atividade. 

Nuno Archer

Nuno Archer

CEO

  • Mais de 30 anos de experiência em tecnologias de informação e ERPs
  • Investidor e mentor de projetos ligados à comercialização de tecnologia
  • Formação académica em Engenharia Informática e Gestão Avançada

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