Serviço pós-venda: A gestão de clientes é uma responsabilidade de todos e pode melhorá-la com um software de gestão
2024-01-09
Muitas vezes, pensamos que o serviço pós-venda é uma responsabilidade exclusiva de uma equipa técnica, mas a verdade é que todos desempenhamos um papel para que o serviço de gestão de clientes possa funcionar de forma correta.
Quando um cliente efetua uma compra, cria a expectativa de que, se algo correr menos bem, haverá um serviço pós-venda de qualidade que o poderá apoiar em qualquer questão deste foro. Se essa confiança não existir, a venda pode ficar comprometida.
Portanto, numa empresa, todos temos de ter os princípios e boas práticas do serviço pós-venda interiorizados para garantir que o cliente se sinta valorizado e satisfeito.
Os principais aspetos de uma gestão de clientes e serviço pós-venda eficazes
É importante abordar:
- Os principais aspetos de uma gestão eficaz do serviço de pós-venda;
- Quais são os desafios mais comuns neste tipo de serviço;
- Algumas recomendações para as empresas tornarem as suas unidades de serviço ao cliente mais eficazes e eficientes interna e externamente.
Começamos por enumerar quais as qualidades que um serviço de pós-venda deve ter para responder às solicitações dos seus clientes.
Qualidades necessárias a um serviço de gestão de clientes pós-venda
1. Qualidade
A qualidade do serviço ao cliente é um dos principais fatores que influenciam a satisfação dos clientes.
Para garantir a qualidade do serviço, é importante que os recursos tenham fortes competências, quer humanas, quer profissionais e que a empresa tenha os processos e procedimentos bem definidos. Todos devem falar a mesma linguagem.
2. Eficiência
A eficiência está relacionada com a capacidade de realizar um trabalho com o mínimo de recursos possível.
Para garantir a eficiência do serviço ao cliente, é importante que os processos estejam bem organizados para os seus recursos serem produtivos.
3. Eficácia
A eficácia está diretamente ligada com a capacidade de atingir objetivos.
Para garantir a eficácia do serviço ao cliente, é importante que a empresa tenha uma estratégia clara e que os seus recursos estejam alinhados com os objetivos da empresa.
4. Rentabilidade
A rentabilidade é a capacidade de gerar lucros.
Para garantir a rentabilidade do serviço ao cliente, é importante que a empresa tenha uma estratégia de preços adequada e que os custos do serviço sejam controlados.
Desafios habituais na gestão de uma unidade de serviço de gestão de clientes
A gestão de uma unidade de serviço ao cliente pode apresentar vários desafios, por envolver a gestão de pessoas, processos e recursos. Descrevemos, de seguida, os três desafios mais comuns neste tipo de serviço:
- Satisfação dos clientes: garantir a satisfação dos clientes é um desafio constante, pois as suas expectativas estão sempre a mudar;
- Redução de custos: o custo do serviço ao cliente é um dos principais pesos económicos das empresas. É importante encontrar maneiras de reduzir os custos sem comprometer a qualidade do serviço;
- Automatização: a tecnologia através de um ERP pode ajudar a unidade de serviço ao cliente a fornecer um atendimento mais personalizado e eficiente aos clientes.
Por exemplo, utilizar um software de gestão ajuda a unidade de serviço ao cliente a rastrear o histórico de pedidos e interações de um determinado cliente. Mas nunca devemos descurar a relevância de encontrar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e o atendimento humano, pois continuamos a ser pessoas a entregar respostas a outras pessoas.
Recomendações para uma gestão eficiente da unidade de serviço de gestão de clientes
Encontrados três desafios comuns neste tipo de serviço, deixamos algumas recomendações para a gestão eficiente de uma unidade de serviço ao cliente:
- Investir em formação contínua: os recursos devem ter formação adequada e contínua para responder às necessidades dos clientes.
- Medir o desempenho: é importante medir o desempenho do serviço ao cliente para identificar as áreas que podem ser alvo de melhoria.
- Investir em tecnologia: a tecnologia pode ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade do serviço ao cliente.
- Criar uma cultura de serviço: a cultura da empresa deve ser centrada no cliente para os recursos estarem motivados a oferecer um bom serviço.
Como conclusão, relembramos que todos nós, em algum momento, somos clientes e que ansiamos por ter acesso a um serviço pós-venda de qualidade e eficaz.
Portanto, é nosso dever garantir que esse nível de atendimento seja prestado nas nossas empresas e que os clientes fiquem satisfeitos.
Quer saber como melhorar a gestão de clientes da sua empresa com a implementação de um software de gestão? Contacte-nos.
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